O livro de Amós é um dos doze livros proféticos no Antigo Testamento da Bíblia. Ele foi escrito por Amós, um pastor de Tecoa, uma cidade na Judéia, mas foi profetizando principalmente para o reino norte de Israel durante o reinado de Uzias, rei de Judá, e Jeroboão II, rei de Israel, cerca de 760-750 a.C.
O livro é composto por nove capítulos e contém profecias contra as nações vizinhas de Israel, bem como profecias de juízo contra Israel e Judá por causa de sua idolatria, injustiça social e opressão dos pobres. Amós condena a riqueza e os prazeres luxuosos dos ricos, enquanto os pobres sofrem. Ele anuncia juízos severos para essas nações e para Israel, mas também oferece esperança de restauração e salvação para aqueles que se arrependerem e se voltarem para Deus.
Algumas passagens famosas incluem:
"Ai dos que desejam o dia do Senhor! Para que dias tão desejados por vocês serão dias de trevas, e não de luz" (Amós 5:18)
"Eu odeio, rejeito suas festas solenes, e não me agrada o aroma de seus sacrifícios. Então, quando vocês se levantam para orar, eu vou desviar minha face; quando vocês oferecem holocaustos e ofertas de cereais, eu vou não os aceitar; sim, as minhas mãos estão cheias de sangue" (Amós 5:21-24)
Em resumo, o livro de Amós condena a idolatria, a injustiça social e a opressão dos pobres, e anuncia juízos severos para as nações vizinhas e Israel, mas também oferece esperança de restauração e salvação para aqueles que se arrependerem e se voltarem para Deus.
Você pode ler o resumo de Amós capítulo a capítulo:
© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!