Novo Testamento

O Novo Testamento é a segunda parte da Bíblia cristã. Ele contém 27 livros e é dividido em quatro seções: os evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), os atos dos apóstolos, as cartas (ou epístolas) e o livro do Apocalipse.

Os quatro evangelhos narram a vida, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e são considerados por cristãos como a base da fé cristã. Eles apresentam a Jesus como o Filho de Deus e o Salvador do mundo.

Os Atos dos Apóstolos descrevem as atividades e as ensinamentos dos apóstolos de Jesus após a sua ascensão e também conta como a igreja primitiva começou a se expandir.

As cartas, ou epístolas, foram escritas por líderes cristãos para orientar e ensinar a igrejas locais sobre questões teológicas e práticas. Elas incluem as cartas de Paulo, como Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo e Tito, além de cartas escritas por outros autores, como a carta de Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.

Por fim o livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo João, contém visões e revelações sobre o fim dos tempos e o triunfo final de Deus sobre o mal.

Em geral, o Novo Testamento apresenta Jesus Cristo como o Messias prometido no Antigo Testamento e como o Salvador do mundo, e estabelece os princípios da fé cristã, incluindo a doutrina da Trindade, a doutrina da salvação pela graça através da fé, e a doutrina da vida cristã.

Evangelhos

Livro Histórico

Livro Profético

© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!