O livro de Zacarias é o décimo oitavo livro do Antigo Testamento da Bíblia e é atribuído ao profeta Zacarias, filho de Berequias. Ele é o último dos profetas menores da Bíblia e é composto por 14 capítulos.
O livro começa com uma série de visões e mensagens proféticas dadas a Zacarias enquanto ele estava no Templo em Jerusalém. Ele profetiza sobre a volta dos exilados judeus para a Terra Prometida, a restauração de Jerusalém e do Templo, e a vinda de um governante justo e poderoso, conhecido como o "Branco de Juízo", que restaurará a paz e a justiça no mundo.
Zacarias também fala sobre a importância da conversão e do arrependimento, alertando os judeus sobre a necessidade de se afastarem de seus pecados e se voltarem para Deus. Ele também profetiza sobre o juízo divino e a condenação dos inimigos de Israel, incluindo as nações vizinhas.
O livro também contém um grande capítulo (9) que descreve a entrada triunfal do Messias em Jerusalém, e a sua vinda como o rei da paz e da justiça, que trará paz aos povos, e a restauração de Israel e de Judá.
Além disso, Zacarias também fala sobre a necessidade de um novo espírito santo para guiar o povo de Israel e ajudá-los a seguir a vontade de Deus. Ele também profetiza sobre o papel do Messias como o "Filho da Aliança" e o "Servo Sofredor" que levará a humanidade à salvação.
Em resumo, o livro de Zacarias é uma obra profética que se concentra na restauração de Israel, na vinda do Messias e na necessidade de conversão e arrependimento. Ele também fala sobre o juízo divino e a condenação dos inimigos de Israel e sobre o papel do Messias como o Filho da Aliança e o Servo Sofredor.
Você pode ler o resumo de Zacarias capítulo a capítulo:
© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!