O livro de João é um dos quatro evangelhos do Novo Testamento da Bíblia Cristã. Ele é atribuído ao apóstolo João, um dos discípulos de Jesus. O livro foi escrito cerca de 60-90 d.C. e é considerado um dos livros mais teológicos do Novo Testamento.
O livro começa com uma introdução poética sobre Jesus como o Verbo (ou Palavra) de Deus feito carne. Ele então relata vários eventos e ensinamentos de Jesus, incluindo sua vida pública, seus milagres e sua morte e ressurreição.
Uma das características únicas do livro de João é a ênfase na natureza divina de Jesus. Ele é frequentemente chamado de "o Filho de Deus" e é descrito como tendo existido desde o princípio e como sendo igual a Deus. O livro também inclui discursos longos de Jesus, como o Discurso da Luz no Capítulo 8 e o Discurso do Farewell no Capítulo 14 e 15.
Outro tema importante no livro de João é o tema da fé. Ele destaca vários exemplos de pessoas que acreditam em Jesus e o seguem, bem como aqueles que o rejeitam. O livro também apresenta a ideia de que aquele que crê em Jesus terá a vida eterna.
Em resumo, o livro de João é um relato da vida e ensinamentos de Jesus Cristo, com ênfase na sua natureza divina e na importância da fé na vida eterna. Ele é considerado um dos livros mais teológicos do Novo Testamento.
Você pode ler o resumo de João capítulo a capítulo:
© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!