Juízes

O livro de Juízes começa com a morte de Josué, que havia liderado o povo de Israel na conquista da Terra Prometida. Após a morte de Josué, o povo de Israel começa a se desviar dos mandamentos de Deus e a adorar deuses estrangeiros. Como resultado, eles começam a ser oprimidos por diferentes nações.

Em resposta, Deus levanta juízes para libertar o povo de Israel de suas opressões. Os primeiros juízes mencionados no livro são Otoniel, Jefté, Deborah e Baraque. Cada um desses juízes lidera o povo de Israel em sua luta contra os opressores e os liberta.

O livro também relata a história de Gideão, um juiz que lidera o povo de Israel em sua luta contra os madianitas. Com a ajuda de Deus, Gideão vence a batalha com um exército muito menor do que o inimigo. Após a vitória, Gideão recusa o pedido do povo para se tornar seu rei e, em vez disso, estabelece um sistema de juízes para governar o povo.

O livro também relata as histórias de outros juízes como Sansão, que é conhecido por sua força sobrenatural e pelo fato de ter sido um dos últimos juízes de Israel. O livro de Juízes termina com a história de Sansão e a queda da cidade de Gaza.

Em resumo, o livro de Juízes relata a história do povo de Israel após a morte de Josué e sua luta contra seus opressores, bem como a história de juízes que foram levantados por Deus para ajudar a governar o povo de Israel e lutar contra seus inimigos. O livro também destaca a importância da obediência aos mandamentos de Deus e o perigo de se desviar dela.

Resumo de Juízes por capítulo

Você pode ler o resumo de Juízes capítulo a capítulo:

© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!