Juízes 5 - A vitória de Gideão contra os madianitas e a tentativa de Abimeleque de se tornar rei

O capítulo 5 do livro de Juízes começa com a história de Deborah, uma profetisa e juíza que ajudou o povo de Israel a se libertar da opressão dos filisteus. Deborah é lembrada por ter liderado o povo de Israel em uma vitória militar decisiva contra os filisteus.

O capítulo também relata a história de Baraque, um general que foi pedido por Deborah para liderar o povo de Israel em uma batalha contra os cananeus. Com a ajuda de Deus, Baraque é bem-sucedido em derrotar os cananeus e o povo de Israel é libertado de sua opressão.

O capítulo também descreve a história de Gideão, um juiz que lidera o povo de Israel em sua luta contra os madianitas. Com a ajuda de Deus, Gideão vence a batalha com um exército muito menor do que o inimigo. Após a vitória, Gideão recusa o pedido do povo para se tornar seu rei e, em vez disso, estabelece um sistema de juízes para governar o povo.

O capítulo também relata a história de Abimeleque, filho de Gideão, que tenta se tornar rei do povo de Israel, mas é assassinado por um homem chamado Gaal.

Em resumo, o capítulo 5 do livro de Juízes relata a história do povo de Israel após a morte de Josué e sua luta contra seus opressores, bem como a história de Gideão, um juiz que liderou o povo de Israel em sua vitória contra os madianitas, e a história de Abimeleque, filho de Gideão, que tentou se tornar rei do povo de Israel mas foi assassinado.

Juízes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!