O capítulo 1 de 1 João começa com o autor se apresentando como testemunha ocular dos acontecimentos relacionados a Jesus e afirmando que aquele que vive na luz e segue a verdade não tem pecado. Ele afirma que quem é nascido de Deus não peca e que quem peca não tem visto a Deus.
João então afirma que Jesus é a luz verdadeira que ilumina cada homem e que aquele que segue Jesus não anda nas trevas, mas tem a luz da vida. Ele ensina que se alguém diz que tem luz e odeia seu irmão, está nas trevas até agora.
Ele também afirma que quem ama seu irmão permanece na luz e que não há ocasião de tropeçar nele. Ele ensina que quem não ama seu irmão está nas trevas e não sabe para onde vai, pois as trevas o cegam.
Por fim, João afirma que se confessarmos nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar e limpar de toda injustiça. Ele ensina que se não confessarmos nossos pecados, Deus não nos ouve.
Resumindo, neste primeiro capítulo de 1 João, o autor fala sobre a importância da verdade e da luz, que simbolizam a presença de Deus e a vida eterna, e como o amor é a principal manifestação de viver na luz, e que a falta de amor e a negação dos pecados nos levam para as trevas, e a necessidade de se confessar para se estar perto de Deus e ter seus pecados perdoados.
© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!