O capítulo 2 do livro de Joel começa com uma descrição mais detalhada do "dia do Senhor" anunciado no capítulo anterior. Ele descreve esse dia como "um dia de trevas e escuridão, um dia de nuvem e escuridão" (Joel 2:2), mas também como um dia de esperança e restauração. Ele chama os sacerdotes a se vestirem de sinais de lamento e os soldados a se vestirem de sinais de pesar. Ele também descreve visões de um exército poderoso e de fogo consumindo os inimigos de Israel.
O capítulo 2 também é conhecido por sua descrição do "derramamento do Espírito Santo" (Joel 2:28-29), um evento que é considerado importante na história cristã e é celebrado na festa de Pentecostes. Joel afirma que Deus derramará seu Espírito sobre todas as pessoas, incluindo os jovens, os velhos, os escravos e as escravas. Ele também afirma que essas pessoas terão visões e sonhos proféticos.
No final do capítulo, Joel fala sobre a restauração final de Israel e a paz eterna que virá com o reinado de Deus. Ele afirma que "o Senhor será rei sobre toda a terra" (Joel 2:31) e que "não haverá mais destruição, nem pranto, nem gritos, nem dor, pois as coisas antigas já passaram" (Apocalipse 21:4).
Em resumo, o capítulo 2 do livro de Joel descreve o "dia do Senhor" como um dia de trevas e escuridão, mas também de esperança e restauração. Ele também fala sobre o derramamento do Espírito Santo e a restauração final de Israel, e a paz eterna que virá com o reinado de Deus.
© 2023 - 2023 ClickMega - Resumo da Bíblia - Compreenda a Bíblia de maneira simples e clara!